kp-header-bottom SINDVAR | SINDVAR e Instituto Rede Laçam Pesquisa Sobre Comércio de Varginha

sindvar-e-instituto-rede-lacam-pesquisa-sobre-comercio-de-varginha

O Sindicado do Comércio Varejista de Varginha/MG (SINDVAR) e o Instituto Rede Pesquisas de Opinião firmaram parceria para a elaboração do projeto “Minha Melhor Empresa”. Trata-se da criação de indicadores de mercado que aferem as melhores empresas de Varginha em 79 segmentos comerciais e seis categorias da mídia impressa, televisiva e radiofônica. As informações foram coletadas através de duas pesquisas de opinião realizadas entre os meses de dezembro de 2013 e fevereiro de 2014.

Além da elaboração do “ranking” das melhores empresas classificadas, segundo a preferência dos consumidores residentes em Varginha/MG e do perfil sócio econômico destes consumidores, outros pontos também foram analisados pela pesquisa, tais como: por qual mídia o consumidor se informa para fazer suas compras; se costuma comprar em outras cidades; sua opinião sobre a construção do shopping em Varginha e seu hábito de compra pela internet.

A metodologia utilizada na pesquisa foi a técnica “survey”, apropriada à pesquisa quantitativa, e que consiste na realização de entrevistas pessoais nos domicílios ou em pontos de fluxo. Em cada pesquisa, foram entrevistas 601 pessoas acima de 16 anos, residentes por mais de seis meses na cidade. A margem de erro estimada é de 4%, segundo Plano Amostral elaborado por um sociólogo e um estatístico.

Segundo o presidente do SINDVAR Aureliano Zanon Alves, os objetivos desta parceria e da pesquisa são de reconhecer e estimular a boa prática comercial, promover o comércio de Varginha, estabelecer parâmetros de qualidade e competitividade entre os comerciantes da cidade e difundir a utilização de pesquisas de mercado, como ferramentas fundamentais de gestão empresarial, nos dias de hoje.

Todas as empresas citadas na pesquisa poderão adquirir os Relatórios Específicos de seus segmentos comerciais. Se houver interesse, o Instituto Rede elaborará relatórios específicos para cada segmento comercial. Assim, se uma determinada empresa desejar conhecer a opinião dos consumidores que votaram ou não em sua empresa, ou em seus concorrentes, o perfil sócio econômico destes e a opinião dos mesmos sobre os temas analisados na pesquisa, poderão fazê-lo, mediante aquisição da Pesquisa.

Os resultados deste trabalho serão apresentados no próximo dia ...., em um evento a ser realizado no Teatro Mestrinho. Desde já, o SINDVAR convida todos os empresários do comércio de Varginha para conhecerem os detalhes deste trabalho que, sem dúvida, é um valioso instrumento na condução de seus negócios.