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Comércio forte é aquele em que todos participam.

Pesquise o Mercado

Ouça os potenciais clientes antes de investir

 Nancy Campos

“Pesquise o mercado antes de qualquer investimento, a fim de ganhar segurança: seja para abrir um negócio, lançar um produto ou fazer mudanças estratégicas. Isso vale para pequenas, médias e grandes empresas”. A recomendação é de Eduardo Peres, sócio-executivo da GlobalTrevo Consulting.  

De acordo com o especialista, este levantamento prévio deve estar alinhado ao plano de negócios, que abrange o estudo do mercado, a demanda pelo produto ou serviço, a concorrência, o potencial da região e a estrutura do negócio, que envolve investimento, capital de giro e receita projetada, entre outros fatores. 

Geralmente, a pesquisa de mercado procura detalhar o segmento em que se pretende atuar. Portanto, ela deve apurar o número potencial de clientes, precificação, ticket médio e diferenciais do seu produto e da concorrência. 

Agora se o seu negócio for direcionado ao consumidor final, fazer pesquisa de mercado significa literalmente ir para a rua, para ouvir seus potenciais consumidores. “Se você quer abrir uma padaria gourmet, por exemplo, precisa fazer um questionário e entrevistar os moradores da região, para saber que produtos demandam, se os preços serão adequados, se o local precisa ter estacionamento etc”, afirma Peres.

Ele recomenda elaborar um questionário curto, com no máximo 10 perguntas. “O ideal é ter questões que permitam cruzar informações, assim você checa se a pessoa respondeu com seriedade”, alerta. Já os chamados “filtros” ajudam a selecionar dados específicos. Por exemplo, podem-se coletar os dados da renda familiar de todos os entrevistados e depois analisá-los de acordo com a faixa da renda.

Diversas ferramentas online podem ajudar o empreendedor a montar o questionário e estruturar a pesquisa, como Survey Monkey, Sua Pesquisa e recursos do Google, por exemplo. Porém, o especialista observa que cada negócio requer um levantamento específico. 

Neste caso, as consultorias especializadas podem apoiar o empresário em todas as fases – desde a definição do escopo da pesquisa até a análise de dados, passando pela própria aplicação do questionário. Em geral, o trabalho todo leva 30 dias.

Por fim, Peres observa que não é a pesquisa de mercado que definirá o negócio que o empreendedor deve abrir. “É você quem decide onde quer investir, partindo do princípio de que você deve atuar naquilo que faz de melhor”, recomenda. 

 

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