kp-header-bottom SINDVAR | Consumidores devem pedir inclusão no Cadastro Positivo para garantir o benefício

consumidores-devem-pedir-inclusao-no-cadastro-positivo-para-garantir-o-beneficio

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações financeiras dos consumidores. A cada abertura de crédito ou compromisso com um banco, é necessária a autorização expressa do consumidor para a abertura de cadastro. Uma vez aberto, novas anotações podem ser feitas sem solicitação, bastando apenas que o consumidor seja avisado. O mesmo vale para serviços continuados, como a inclusão de informações sobre o pagamento em dia de contas de água, energia ou telefone, que exige autorização do consumidor uma única vez.

O Cadastro é uma ficha financeira que guarda informações como empréstimos e financiamentos. Os bancos de dados serão gerenciados por instituições como a SerasaExperian, Boa Vista Serviços e SPC Brasil. A partir daí, bancos e comerciantes poderão consultar o cadastro para verificar a "nota de risco" do cliente antes de fechar um negócio. Também vão para o cadastro pagamentos de água, luz e telefone.

A adesão ao Cadastro Positivo é totalmente voluntária e é necessário que o consumidor forneça dados pessoais como CPF, nome da mãe, data de nascimento e endereço residencial para se cadastrar. Recentemente, a Serasa Experian anunciou que apenas cerca de 500 mil pessoas já haviam se inscrito no Cadastro Positivo pela empresa. No início do mês de agosto, as agências bancárias receberam autorização para mediar o cadastro e incluir clientes interessados. Segundo dados fornecidos pela Caixa Econômica Federal, até o fim de setembro, pouco mais de 8,4 mil pessoas haviam solicitado o cadastro.

Programas similares foram adotados com sucesso em países como Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Chile e Alemanha. Na maioria dos países, entretanto, o cadastro é feito por opt-out – todos são automaticamente cadastrados e, quem não quiser, solicita a exclusão. O Brasil escolheu a forma opt-in, ou seja, os consumidores precisam se cadastrar.

Para o presidente do SINDVAR (Sindicato do Comércio Varejista de Varginha) “com o Cadastro Positivo, haverá melhores condições de concessão de crédito, com prazos mais longos, mais agilidade na liberação do financiamento e parcelas mais adequadas ao perfil dos clientes. É importante que os consumidores solicitem a adesão ao cadastro, para que possam usufruir do benefício de ter um bom histórico”, analisa.

Mais informações sobre o SINDVAR podem ser obtidas na sede da entidade localizada à Avenida Rio Branco, 288 A, no Centro, pelo www.sindvar.com.br ou no telefone (35) 3690-4311.